Jornal RecifeJornal RecifeJornal Recife
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: Maranhão tem participação de destaque na Conferência Regional de Ciência e Tecnologia, em Recife
Share
Font ResizerAa
Jornal RecifeJornal Recife
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Siga
Jornal Recife > Blog > Tecnologia > Maranhão tem participação de destaque na Conferência Regional de Ciência e Tecnologia, em Recife
Tecnologia

Maranhão tem participação de destaque na Conferência Regional de Ciência e Tecnologia, em Recife

Halikah Saadin
Last updated: julho 12, 2024 1:50 pm
Halikah Saadin 12 meses ago
Share
SHARE

O Governo do Maranhão reforça o compromisso com o progresso científico e tecnológico durante Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que acontece até sexta-feira (3), na cidade de Recife (PE). A delegação do maranhense, formada por representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), das universidades Estadual do Maranhão (Uema) e da Região Tocantina (Uemasul) e do Instituto Estadual de Educação (Iema), apresenta no evento os resultados das discussões que aconteceram durante a Conferência Estadual de CT&I, realizada em abril, em São Luís (MA).

O evento em Recife foi aberto pela ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Ela destacou o protagonismo do Maranhão, com seus avanços e contribuições para os debates no seguimento. “Temos uma boa expectativa, pois o Maranhão vive um momento muito rico, com a ampliação de seu parque tecnológico e outros importantes avanços. Que possamos, cada vez mais, assegurar os investimentos que o estado merece, na ciência e tecnologia”, pontuou.

“Esta é uma oportunidade de desenhar a nova estratégia nacional de ciência e tecnologia do nosso país. Sem ciência e tecnologia não avançamos no desenvolvimento, no crescimento econômico, na saúde, as empresas não conseguem criar novos produtos que a população precisa, nada disso avança. Temos que ser fortes, para que estas proposições estejam embasadas no sentimento do nosso povo. Para isso, se concretiza essa conferência. O Maranhão traz essa presença forte para reforçamos a cultura, a economia, a saúde, a educação e, sobretudo, a ciência”, avalia o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Inácio Arruda.

A conferência regional, visa discutir e priorizar as políticas públicas a serem implementadas na região Nordeste nos próximos 10 anos, é mais uma etapa preparatória para a nacional. O encontro nacional acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. O MCTI encabeça a iniciativa de promover reuniões em todos os estados com a participação dos governos estaduais e de todos os atores ligados à ciência, tecnologia e inovação do país.

O Maranhão está fazendo o seu papel e participa ativamente das discussões. A secretária adjunta da Secti, Wasti Cunha, destacou a importância da participação do Maranhão no evento. “Estamos comprometidos em contribuir para o fortalecimento do desenvolvimento científico e tecnológico não apenas do nosso estado, mas de toda a região e do país. A conferência regional oferece uma excelente oportunidade para compartilhar nossas experiências e conhecer as últimas tendências e estudos em nossas áreas específicas de conhecimento”, pontuou Wasti Cunha, que integrou a mesa de abertura do evento representando a secretária da Secti, Natassia Weba.

A conferência regional tem como objetivo principal reunir diversos segmentos da sociedade civil, incluindo minorias, juventude, setor governamental, setor empresarial e tomadores de decisão, para discutir questões pertinentes e fomentar a colaboração e cooperação no âmbito da CT&I. Nesse contexto, a presença da equipe maranhense é fundamental para enriquecer os debates e promover parcerias estratégicas.

“Acreditamos que a colaboração entre os diferentes atores envolvidos na CT&I é fundamental para impulsionar o desenvolvimento sustentável e promover o bem-estar de nossa sociedade”, ressaltou Nordman Wall. “Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto com outras instituições e estados para alcançar esses objetivos comuns”, destacou o presidente da Fapema, reforçando que o governador Carlos Brandão entende a ciência e tecnologia como impulsionadores do desenvolvimento do estado.

A delegação do Maranhão no evento conta ainda com as participações da chefe do setor de inovação e empreendedorismo da Fundação, Isaura Modesto; do superintendente de ciência, tecnologia e cidadania digital da Secti, Eduardo Oliveira e da líder do eixo Universidade da Secti, Thaiane Santos, do pró-reitor de pós-graduação e inovação da Uemasul, Allison Oliveira; dos coordenadores de projetos institucionais, Gaudino Gusmão, e de pesquisa e inovação Alexandre Costa, ambos do Iema e do gestor-geral do Iema pleno São Luís, Jonhatan Camilo.

Todos participam ativamente do debates em mesas-redondas, como relator, moderador e facilitadores de grupos de trabalho que abordam temáticas como: Inovação no Setor Produtivo Nordestino, Estratégias de CT&I para o Ecossistema Nordestino, Assimetrias Regionais no Sistema de CT&I, CT&I para o Desenvolvimento Social, Recuperação, Expansão e Consolidação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social, Reindustrialização em Novas Bases e Apoio à Inovação e CT&I para Programa e Projetos Estratégicos.

Representantes da Uema, Uemasl e Iema reforçaram que a presença do Estado do Maranhão na conferência regional demonstra o compromisso do governo em promover avanços significativos nos setores científico e tecnológico, alinhando-se aos esforços nacionais para impulsionar a inovação e o desenvolvimento regional. Essa colaboração e troca de conhecimentos certamente contribuirão para o progresso e prosperidade de toda a região.

Mais sobre a 5ª CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Estrutura desaba em construção de centro de convenções na área central do Recife
Next Article Admar de Carvalho Martins Ciberbullying: o lado obscuro da internet que não podemos ignorar
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Homem morre após cair com moto em buraco de rua no Recife
Notícias
Recife amanhece com céu encoberto e temperaturas amenas: confira o panorama meteorológico para hoje
Notícias
Oluwatosin Tolulope Ajidahun analisa os principais protocolos clínicos para tratar casos de abortamento de repetição.
Abortamento de repetição: investigação clínica e protocolos de tratamento
Notícias
Dr. Aroldo Fernandes da Luz analisa as tendências da advocacia empresarial, como digitalização, ESG e atuação estratégica.
As tendências da advocacia empresarial nos próximos anos
Notícias

Do Brasil ao mundo, da política à tecnologia, o Jornal Recife é a sua fonte de informação confiável. Aqui você encontra notícias atualizadas, análises aprofundadas e conteúdos exclusivos sobre os temas que mais te interessam.

Polícia prende motorista que atropelou dois militantes do MST durante protesto no Recife
Notícias
FotoModel
Tamanhos reais, modelos virtuais: a revolução inclusiva com o FotoModel
Notícias
Siga
Jornal Recife - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?