Direito Penal: veja quais foram as consequências do maior assalto a banco da história do Brasil
Em agosto de 2005, um dos maiores assaltos ocorreu no Banco Central do Brasil. Ainda assim, até hoje, pouco se fala sobre as consequências da ação. O Dr. Bruno Burilli Santos, que se interessa por temas de combate à corrupção, explica que os criminosos receberam diversas penalidades, mas com o tempo, elas foram diminuindo gradativamente, por causa da legislação brasileira.
Neste artigo, mostraremos, além do resumo da história, quais foram essas consequências deferidas, e como elas foram alteradas no decorrer dos meses. Portanto, se você se interessa pela área do Direito Penal, e quer entender a sua relação com um dos maiores assaltos que ocorreu na capital do Ceará há alguns anos, que tal aproveitar para ler o texto até o final?
Assalto ao Banco Central do Brasil
Como mencionamos, o crime ocorreu em meados de 2005, e contou com uma equipe altamente preparada para tal ato. O advogado Bruno Burilli comenta que, a princípio, a ideia surgiu através de um homem conhecido como “alemão”, que incentivou seus colegas a recolherem todo o dinheiro que estava guardado dentro do cofre do Banco Central do Brasil, localizado no centro de Fortaleza. Para ele, o valor não faria tanta falta em um primeiro momento, assim, através desse conceito mirabolante, a quadrilha organizou cada detalhe do plano.
No dia e horário marcado, os criminosos, que haviam feito uma espécie de túnel para facilitar o transporte da carga de maneira rápida e discreta, entraram no cofre e raptaram cerca de R$ 164,7 milhões. Na sequência, eles deram início ao plano de fuga, que teve uma duração média de 7 horas. Durante o processo, eles eliminaram impressões digitais, e partiram com o dinheiro.
Consequências iniciais da ação
Um dia após o crime qualificado, as autoridades foram acionadas, e o processo de encontrar cada um dos envolvidos entrou em vigor. Ao todo, cerca de 36 pessoas foram acusadas, mas apenas 27 foram presas. O Dr. Bruno Burilli Santos coloca que, no início, as penas para cada captura variavam entre 48 e 36 anos de prisão, porém, em pouco tempo, essas penas reduziram para 17 e 18 anos.
Por que as penas foram diminuindo
Mas a verdadeira questão é: por que será que as penas reduziram? Será que houve uma falha no sistema jurídico? Como você já deve saber, não é a primeira vez que os condenados recebem a diminuição da pena através da defesa, e isso só acontece pois existem alguns aspectos do Direito Penal brasileiro que precisam melhorar. Você não concorda?
Direito Penal
O Direito Penal é uma área do Direito que atua como regulador das normas e punições que são entregues às pessoas que cometem delitos e infringem as leis de um país. O advogado Bruno Burilli pontua que se trata de uma área muito importante, e que deve ser aperfeiçoada de maneira constante, pois assim como o caso do assalto ao Banco Central, diversos criminosos e corruptos circulam sem receber a pena fixa e justa para o seu crime.