Bope foi acionado e recolheu o explosivo. Pescador é o mesmo que recolheu uma munição de morteiro em setembro de 2023.
Uma granada foi encontrada no Rio Capibaribe, na manhã desta segunda-feira (27), por um homem que realizava “pesca magnética” na Ponte da Capunga, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.
Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram acionados para recolher o material.
O explosivo foi encontrado pelo designer gráfico Tiago Wanderley, de 42 anos, enquanto pescava com uma espécie de ímã para recolher objetos metálicos.
Em setembro de 2023, ele encontrou uma munição de morteiro, no mesmo rio, na ponte que dá acesso à comunidade de Santa Luzia, na Torre, também na Zona Oeste.
“Quando puxei, eu vi uma sacola amarrada com alguma coisa dentro. Já sabia que era alguma coisa errada e, tateando, vi que poderia ser uma granada.
Aí eu rasguei a sacola, tirei a granada do imã – mesmo errado, correndo risco, eu sei – e vi que era uma granada.
Dava para ver os gominhos da granada e dava para ver o pino também”, contou Tiago Wanderley.
Em entrevista à TV Globo, o designer gráfico contou que, ao perceber que se tratava de um explosivo, imediatamente acionou a Polícia Militar.
“Liguei para o 190 e, quando estava na ligação, passou um carro do [Batalhão de] Choque. Solicitei a parada deles. Eles pararam, me deram atenção e o agente do Choque ligou para o Bope e solicitou a guarnição”, disse.
De acordo com Tiago Wanderley, não são raras as situações em que objetos perigosos são encontrados no rio durante a pesca magnética. Ele disse que já encontrou seis revólveres.
“Faço a pesca umas três vezes na semana, mas sempre tem esses achados. Sempre tem quadro de moto roubada, bicicletas, arma de fogo, teve uma bomba de morteiro, facas, facões, foices, talher, moedas… o que você imaginar”, explicou.
Para conseguir puxar objetos pesados de dentro da água, Tiago utiliza um imã de neodímio. Segundo ele, em superfícies planas e em condições ideais, o imã é capaz de segurar objetos de até 300 quilos.
Procurada pelo g1, a Polícia Militar confirmou que policiais militares do 13º batalhão foram acionados para verificar uma ocorrência de suposta granada localizada na Ponte da Capunga. Ao chegarem ao local, os agentes acionaram o Bope para a remoção do material.