Falta bem pouco. No Recife, os foliões contam as horas para o início do Carnaval 2024.
Mas, enquanto os clarins não soam no Marco Zero, na quinta (8), as pessoas já podem começar a entrar no clima, obsrevando a decoração do centro da cidade.
As cores estão por todos os lados. Nas pontes, ruas prédios públicos.
Tudo vai ficar pronto até a data da largada oficial, com show comandado pelo baiano Gilberto Gil.
Até lá, é possível cair no passo, no extenso calendário de prévias, com mais de 40 eventos, até o próximo dia 7.
No Pátio de São Pedro e na Rua da Moeda, os palcos já estão prontos, para receber o intenso calendário com mais de 40 prévias, iniciado no último dia 13 de janeiro.
No Cais da Alfândega, na Rua do Observatório e no Marco Zero, os trabalhos de montagem estão a pleno vapor, para enregar tudo até o fim desta semana.
As pontes do Recife Antigo estão com as estruturas de apoio para instalação dos coloridos pórticos momescos.
Alguns deles já surgiram na paisagem, com muito vermelho e homenagem ao manguebeat.
Três pontes da cidade contarão com pórticos para receber os foliões com todas as cores, tipos e temas da festa deste ano, que evoca um mergulho no mar, no mangue e na folia recifense.
A Maurício de Nassau será dedicada à cirandeira Lia de Itamaracá, uma das homenageadas da festa, celebrando, com luzes e cores Lia e a maré cultural sempre cheia que ela representa.
A Ponte Buarque de Macedo terá decoração dedicada à Chico Science e seu movimento mangue, também celebrados pelo Carnaval do Recife 2024.
As duas pontes serão cobertas por luzes e elementos decorativos suspensos, para mergulhar o Recife no clima da festa e no balanço das ondas de Momo.
Na terceira ponte que dá acesso aos polos centrais da festa, a do Limoeiro, mangue e mar convergirão num colorido receptivo. Os pórticos começam a ser instalados na próxima semana.
No Marco Zero, o palco principal terá 70 metros de largura e 26 de profundidade, com moldura toda coberta por painéis de led, com volumetria, que trarão fotos, grafismos, elementos decorativos e até informações sobre a festa, com efeito 3D, para fazer a beleza do Carnaval do Recife pulsar e chegar ainda mais perto de cada folião.
Exatamente como aconteceu no ano passado, o palco contará com uma passarela estendida, avançando em direção aos galpões do cais, para ganhar quase o dobro da área cênica de que dispunha anteriormente.
Além de mais espaço para as apresentações, a estrutura garante mais visibilidade para o público que estiver na Marquês de Olinda, na Alfredo Lisboa e na Rio Branco, democratizando ainda mais a maior festa de rua do país.
A animação também será ampliada, com a instalação de estrutura para DJs em cima do palco, que embalarão os intervalos das apresentações.
Também com o objetivo de garantir melhor visibilidade às coloridas e efusivas plateias de Momo, a house mix, estrutura de apoio técnico que fica posicionada no meio do Marco Zero, virada para o palco, será coberta por telões de LED, reproduzindo imagens dos shows para o público que estiver mais afastado do palco.